Thiago Linhares - NEURO.jpg

Seja meu parceiro

 

Onde encontrar atendimento social em psicologia?

Sabemos que vivemos em um país repleto de desigualdades sociais no qual boa parte da população tem dificuldades no acesso à saúde, seja pela falta de recursos financeiros, de profissionais em suas localidades, ou mesmo por desconhecimento.

Entretanto, mesmo que você tenha dificuldade em contratar um profissional, não deixe de cuidar da sua saúde mental. Hoje, existem diversas alternativas para facilitar o seu acesso. Vamos apresentar abaixo, 5 locais onde você pode encontrar atendimento social em psicologia.

 

1 Sistema Único de Saúde (SUS) - Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem em seu cerne promover saúde à população baseada em um tripé de princípios: universalidade, integralidade e equidade. Deste modo, busca-se promover o direito de acesso de saúde à todas as pessoas, reduzindo as desigualdades entre elas, e promovendo a saúde integral ao indivíduo, que vai desde a prevenção, passa pelo tratamento e finda com a reabilitação.

 

Na estrutura do SUS, os serviços de atendimento em psicologia são realizados na rede de assistência psicossocial. Em São Luís (MA), esta rede inclui CAPS (para pessoas com transtornos psíquicos e outras situações de adoecimento psicológico), CAPSi (atendimento de crianças e adolescentes), CAPS-AD (destinado ao atendimento de pessoas com dependência de álcool e outras drogas), além de residências terapêuticas e uma unidade de acolhimento adulto. Normalmente os sites governamentais (governo municipal e estadual) de cada localidade, possuem uma lista de unidades que disponibilizam tais serviços.

 

De acordo com pesquisa realizado nos sites da Prefeitura de São Luís, Governo do Estado do Maranhão e no buscador Google, encontram-se na capital maranhense alguns bairros com disponibilidade destes serviços, como Monte Castelo, Olho D'Água (CAPS); Jardim Atlântico / Turu (CAPSi); Filipinho, Monte Castelo (CAPS-AD); Filipinho, Jardim São Cristóvão, Ipase, Monte Castelo e Maioba (Residências Terapêuticas); e Cohab-Anil IV (Unidade de Acolhimento Adulto).

 

2 Sistema Único de Saúde (SUS) - Centros de Saúde, Ambulatórios e Hospitais

Alguns municípios dispõem de Centros de Saúde disponibilizam psicólogos para atender a algumas demandas de saúde mental. Consulte o site da prefeitura da sua cidade para maiores informações.

 

De acordo com pesquisa realizado nos sites da Prefeitura de São Luís, Governo do Estado do Maranhão e no buscador Google, encontram-se na capital maranhense alguns bairros com disponibilidade de serviços ambulatoriais em saúde mental para adultos (Filipinho - Ambulatório de Saúde Mental D. João Farina; Anjo da Guarda - Ambulatório de Saúde Mental Clodomir Pinheiro Costa) e para crianças e adolescentes, nos CAISCAS (Anjo da Guarda - CAISCA Clodomir Pinheiro Costa, pela manhã; Filipinho - CAISCA D. João Farina, pela tarde).

 

Em casos de urgência e emergência psiquiátrica, o local recomendado para atendimento público em São Luís (MA) é o Hospital Nina Rodrigues, no bairro do Monte Castelo.

 

3 Clínicas-Escola nas faculdades de psicologia

O estágio clínico supervisionado é parte da maioria dos programas de graduação em psicologia. Deste modo, as clínicas-escola das faculdades, oferecem algumas vagas para atendimento a cada semestre, gratuitas ou cobrando valores simbólicos, para que os alunos de psicologia em final de curso façam atendimentos supervisionados por professores da área. Normalmente o cadastro nesses locais é feito no começo dos semestres acadêmicos e as vagas são limitadas.

 

Em São Luís, Maranhão, as faculdades que oferecem este serviço à comunidade são a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Ceuma e a Faculdade Pitágoras. Abaixo a lista de contatos destas faculdades:

 

- Plantão Psicológico (UFMA): Localizado na DPE/MA, Projeto Reviver. Funciona às terças das 8h30 às 11h30. Não disponibilizado telefone para contato.

- DAE (UFMA): Localizado na DAE, CEB Velho, Campus do Bacanga. Contato pelo telefone: (98) 3272-8662 (apenas para alunos desta Universidade).

- Núcleo de Psicologia Aplicada / NPA (UFMA): Localizado no CCH, Campus do Bacanga. Necessita de cadastro realizado no início do semestre letivo. Não disponibilizado telefone para contato.

- Plantão Psicológico da UNITI (UFMA): Localizado no CEB Velho. Funciona às terças, quintas e sextas das 08h30 às 11h00. Atende adultos e idosos por ordem de chegada. Não disponibilizado telefone para contato.

- Serviço de Apoio à Saúde (UFMA): Localizado no CEB Velho. Funcionamento provisório nas salas do Serviço de Apoio Psicopedagógico. Contato pelo telefone: (98) 3272-8669 (apenas para servidores e docentes desta Universidade).

- Clínica-Escola (Ceuma): Localizado no Campus Renascença. Necessita de cadastro a ser realizado no local. Cobra valor fixo de R$ 10,00 por atendimento. Contato pelos telefones: (98) 3214-4257 / 3214-4204.

- Clínica-Escola (Pitágoras): Localizado no Campus Cohama. Necessita de cadastro a ser realizado no local e aguardar retorno mediante disponibilidade de vagas. Contato pelo telefone: (98) 3878-8020.

 

4 Igrejas e serviços religiosos

Algumas Igrejas e sedes de serviços religiosos dispõem de atendimento psicológico feito por profissionais voluntários ou membros de equipes de saúde voltadas para atendimento social. Seguem abaixo três dicas de onde este serviço pode ser encontrado em São Luís:

 

- Centro Paroquial Nossa Senhora da Conceição: Localizado no bairro do Monte Castelo. Contato pelos telefones: (98) 3312-2553 / 3312-2554.

- Policlínica Nossa Senhora do Carmo: Localizado no Centro. Contato pelo telefone: (98) 3244-5219.

- Centro de Saúde Dom Antônio Farina: Localizado no bairro do Filipinho. Contato pelo telefone: (98) 3275-6464.

 

5 Psicólogos que fazem atendimento social

Há também psicólogos que fazem atendimento social, ou seja, buscam democratizar o acesso à saúde mental através de prestação de serviços comunitários em seu tempo livre (em Igrejas, ONG’s ou Projetos Sociais), ou mesmo em seus próprios consultórios, disponibilizando algumas vagas, e cobrando valores mais baixos que os habituais, para pessoas com menor renda.

 

Faço atendimento social em nosso consultório, no Centro Empresarial Pátio Jardins para estudantes dos cursos superiores de psicologia e pessoas com renda familiar abaixo de 2 salários mínimos. Possuo vagas limitadas para este serviço, com apenas uma (1) disponível por dia de atendimento. Para saber maiores detalhes e descobrir o que é necessário para este tipo de atendimento, entre em contato comigo via WhatsApp (98) 98893-5058.

 

 

Por: Thiago Linhares

Psicólogo CRP 22/1834

Especialista em Neuropsicologia

 

 

Todos os artigos disponibilizados neste site poderão ser reproduzidos e distribuídos com propósito não comercial, desde que os créditos sejam dados ao autor. Reproduções eletrônicas são permitidas, mas devem linkar o artigo original desta página.

"Há muitas maneiras de você se fortalecer, e às vezes falar é a melhor delas."

 

André Agassi - Tenista